quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hoje a Igreja celebra a festa de Santo Antônio - Conheça sua História de Vida

OS ANOS EM PORTUGAL

Santo Antônio nasceu em Portugal, em Lisboa, no ano de 1195. Uma tradição barroca indica a data de 15 de agosto. Era filho dos nobres Martinho de’ Buglioni e dona Maria Taveira. Sua casa estava a 
 
poucos metros da catedral. Foi batizado com o nome de Fernando. Seus primeiros anos de formação foram ao cuidado dos doutos cônegos da Catedral. Entre seus colegas de estudos havia também rapazes orientados para o sacerdócio. Com toda probabilidade nasceu também daqui a inspiração do jovem Fernando na escolha do serviço sacerdotal. Mas o que pesou mais na sua decisão de entrar no mosteiro agostiniano de São Vicente, na periferia de Lisboa, para viver o ideal evangélico na sua integridade, foram a mediocridade moral, a superficialidade e a corrupção moral da sociedade.

COM OS AGOSTINIANOS

Fernando morou no mosteiro São vicente por aproximadamente dois anos. Depois, por causa das  
frequentes visitas dos amigos, com quem não tinha mais nada para partilhar, pediu para ser transferido para outro lugar, continuando na Ordem agostiniana. Antônio enfrentava assim sua primeira longa viagem, aproximadamente 230 Km, distância entre Lisboa e Coimbra, então capital do Portugal. Fernando tinha 17 anos de idade. Chegava em um ambiente onde iria conviver com uma grande comunidade de aproximadamente 70 membros durante 8 anos, entre 1212 e 1220. Foram anos muito importantes para a formação humana e intelectual do Santo que podia contar com bons mestres e uma rica e atualizada biblioteca. Fernando dedicou-se totalmente ao estudo das ciências humanas e teológicas, também para se afastar das tensões que havia na comunidade religiosa. Os anos em Santa Cruz de Coimbra marcaram traços profundos na psicologia e no caminho existencial do futuro apóstolo. Pelo seu caráter manifesta-se como uma pessoa reservada, cioso de sua privacidade, fechado em seus compromissos de trabalho que o ocupavam o tempo todo. Tornou-se, também por livre escolha, um homem sem ambições sociais; contrário a toda ostentação e exibição de si mesmo e das suas capacidades; desconfiado das polêmicas; indiferente a qualquer exterioridade, a não ser impulsionado pelo dever do testemunho evangélico. De Coimbra saiu com uma cultura teológica, bíblica e patrística completa.

FERNANDO SACERDOTE

Em Santa Cruz Fernando foi ordenado sacerdote, provavelmente no ano de 1220. Também para o jovem Fernando não foi observada a norma eclesiástica que determinava a idade mínima de trinta anos para ter acesso ao sacerdócio.

A ESCOLHA FRANCISCANA

Sinal de sangue No final do verão do ano de 1220 Fernando pediu e foi-lhe concedido de deixar os Cônegos de Santo Agostinho para abraçar o ideal franciscano. Não temos certeza se conheceu pessoalmente os primeiros franciscanos que chegaram em Portugal. Com certeza ouviu falar deles e ficou fascinado. Mais ainda quando os restos mortais de mártires, coletados pelos cristãos, foram colocados em duas

urnas de prata e levados pelo Infante Pedro e seus acompanhantes até Ceuta, e daqui transportados ad Algeciras, depois a Sivilha e por fim transferidos a Coimbra, onde foram colocados na Igreja agostiniana de Santa Cruz (onde ainda hoje são guardados e venerados). Falava-se também de milagres que fizeram crescer a devoção, foram narradas por escrito as obras dos mártires. Tudo isso contribuiu a colocar o movimento franciscano ao centro da atenção de todos os fieis portugueses. O pedido de Fernando de fazer parte dos franciscanos amadurece em previsão de uma forte vocação para a missão e, em modo especial, ao martírio de sangue.

Conheça mais sobre sua vida através do http://omensageiro.org.br/santo-antonio/historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário