segunda-feira, 23 de abril de 2012

Missa na 50ª AG recorda bispos jubilares de 2012

Missajubilares
Na manhã desta segunda-feira, 23/04, ao retomar as atividades da 50ª Assembleia Geral (AG), os bispos concelebraram a eucaristia no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A eucaristia foi presidida pelo bispo de Lorena (SP), dom Benedito Beni dos Santos.

Logo no início da celebração o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, que completa este ano 25 anos de episcopado, fez um momento de recordação. Ele apresentou uma oração pelo dom da vida de cada um dos jubilares.

Em sua homilia, dom Benedito recordou o contexto em que os bispos jubilares exerceram o seu ministério. “Ele foi marcado pela aplicação dos ensinamentos do Concílio. Foi o maior esforço de renovação da Igreja em toda a História”.

Ele também elencou os principais frutos do Concílio. “A Igreja, como Povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. Uma consciência nova da presença e relacionamento da Igreja com o mundo. A renovação da liturgia, para torna-la mais compreensível e participativa, a renovação dos seminários, o diálogo ecumêmico, a nova consciência de uma cultura missionária”, disse dom Benedito. Ele definiu o Concílio como “um novo pentecostes na vida da Igreja”.

O bispo de Lorena concluiu agradecendo a Deus o dom da vocação dos jubilares. “Queremos agradecer a fidelidade às promessas feitas no dia da ordenação sacerdotal e episcopal. Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, proteja o nosso episcopado com seu amor de Mãe”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário