segunda-feira, 5 de março de 2012

Coleta da Solidariedade da CF 2012 vai para luta contra o Câncer

 Ana ( Coord da CF 2012), Edy Moura, Dom Mariano e Dr Cure
 
 Dr Cure fica emocionado com lançamento da CF 2012
 Dom Mariano fala da importância da CF 2012
 Ana Clébia, Dom Mariano, Dr Cure e Neuzo Leite
 Dr Cure mostra as instações do Centro de Radioterapia
Neuzo Leite (fundador do Centro), Dom Mariano, Dr Milton Marques e Dr Cure

O Centro de Radioterapia de Mossoró foi o local escolhido pela Diocese de Santa Luzia para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 para a imprensa. O local não podia ser mais apropriado. Sonho antigo dos profissionais e pacientes que lutam contra o câncer, a unidade foi construída a partir da solidariedade das pessoas.
Com um discurso emocionado, o diretor da Unidade, dr. Cure Medeiros, falou sobre a luta em torno da construção da Unidade de Radioterapia e sua satisfação em receber o bispo Dom Mariano Manzana e demais padres da Diocese. "A Igreja está chamando os poderes públicos para essa causa, nós temos que fazer nossa parte. Cada tijolo desse Centro é fruto de solidariedade", destacou dr. Cure, fortemente aplaudido pelo público.
Em seu discurso, o bispo Dom Mariano Manzana falou sobre o tema da Campanha neste ano "Fraternidade e Saúde Pública" e lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8). Usando a parábola do bom samaritano, o bispo falou sobre a necessidade de analisar a saúde como um todo e também o contexto local, "precisamos despertar as atitudes, o modo de pensar e agir dos samaritanos", afirmou Dom Mariano, ressaltando que no dia Domingo de Ramos, 1º de abril, Domingo de Ramos,que marca o Dia do Gesto Concreto, a coleta feita na Diocese de Mossoró será revertida à Unidade de Radioterapia.
Os agentes pastorais e os voluntários envolvidos com a Campanha da Fraternidade vão trabalhar o tema deste ano junto às famílias, nos bairros e nas escolas.
Presenciaram a solenidade a presidente da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Edy Moura, o vice-presidente Neuso Leite, o gerente de Saúde Benjamim Bento, e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros. Com um discurso emocionado e de reconhecimento ao papel de dr. Cure na luta contra o câncer, Milton Marques arrancou aplauso do público comparando dr. Cure a um anjo. "As pessoas com câncer em determinados momentos da vida nos confortam mais do que nós a confortamos. Foi muito feliz a ideia de lançar a Campanha da Fraternidade nesse local que é fruto da solidariedade e do trabalho de dr. Cure, esse anjo que Deus nos enviou".
Visivelmente emocionado, dr. Cure Medeiros falou sobre as pessoas que ajudaram a construir a unidade. "Continuem ajudando, queremos oferecer o melhor tratamento para nossos pacientes. Sou muito grato a Igreja, vivi dois momentos maravilhosos recentemente, quando a imagem de Santa Luzia parou em frente à Praça dos Hospitais no dia da procissão, dando força e esperança aos pacientes e agora neste lançamento. Sobre a Unidade de Radioterapia, nós fazemos questão de oferecer o melhor tratamento. Vamos iniciar já grandes", afirmou dr. Cure.

RADIOTERAPIA — A parte física da Unidade de Radioterapia está concluída. A expectativa é que a unidade comece a funcionar até outubro deste ano. Além dos pacientes de Mossoró, a unidade prestará atendimento aos pacientes de municípios vizinhos, englobando um universo de 814 mil habitantes. Para começar a funcionar é necessário a aquisição do Acelerador Nuclear e mais dois equipamentos. Com a instalação, os pacientes de câncer que hoje precisam se deslocar para cidades como Natal ou Fortaleza poderão fazer esse o tratamento de radioterapia em Mossoró.
 
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário