segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Missa de despedida de dom Lorenzo Baldisseri

dmolorenzomissaA Catedral Metropolitana de Brasília lotou na manhã deste domingo, dia 5, em ocasião da Missa em Ação de Graças pelos trabalhos realizados por dom Lorenzo Baldisseri à frente da Nunciatura Apostólica do Brasil.
Dom Lorenzo foi o representante diplomático da Santa Sé em nosso país durante nove anos. Mas, no último dia 11, o religioso foi nomeado pelo Santo Padre, o papa Bento XVI, secretário da Congregação para os Bispos.
O Núncio irá substituir e assumir as funções de dom Manuel Monteiro que será criado cardeal na cerimônia do próximo dia 18, data na qual o ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, também receberá o cardinalato.
Durante a Celebração, diante de leigos, fiéis, embaixadores, autoridades políticas e religiosas de toda a parte do mundo, o Núncio demonstrou o apego ao país e, emocionado, agradeceu a Igreja e a nação Brasileira. “Nesta celebração, quero elevar louvores a Deus e a imensa gratidão pelos anos transcorridos no Brasil como Núncio Apostólico. Carregarei o Brasil em meu coração”, assegurou o religioso.
Os presentes demonstravam a reciprocidade no sentimento com intensos aplausos, sorrisos alegres e faixas com mensagens carinhosas em homenagem ao Núncio.
O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, além de agradecer a dom Baldisseri “pelo bem realizado”, expressou publicamente as felicitações ao bispo pela nomeação. “Essa nova missão, recebida pelo papa Bento XVI, é sinal da confiança, do reconhecimento da competência e da larga experiência diplomática nas diversas regiões do mundo adquirida por dom Lorenzo ao longo de tantos anos”, afirmou dom Sérgio.
Já o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, relatou sobre o desempenho, a dedicação e o papel de intermediário de comunicação entre a Santa Sé e o Governo do Brasil. “Esteve sempre à frente nas ocasiões em que se fazia necessária a presença do representante do Santo Padre, chefe do Estado da Cidade do Vaticano, junto ao governo brasileiro”.
Em certo momento, dom Damasceno chegou a reproduzir a definição de Núncio Apostólico proferida pelo papa Bento XVI, durante discurso na Escola de Diplomata no Vaticano, comparando a semelhança com as atitudes do novo Secretário da Congregação para os Bispos: “O Núncio é um sacerdote, um bispo, um homem que escolheu viver a serviço de uma palavra que não é a sua. De fato, é um servo da palavra de Deus. Foi investido, como cada sacerdote, de uma missão que não pode ser desempenhada a meio termo, mas precisa que ela seja, como toda a sua vida, uma ressonância da mensagem que lhe esta confiada, a do Evangelho”.
Além das funções diplomáticas, criações de dioceses, visitas às arquidioceses, presença nas reuniões e Assembleias do Episcopado Brasileiro, solicitude nas nomeações de bispos, pronunciamento em livros publicados, contribuição para a visita do papa Bento XVI e a escolha do Brasil como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013, e o emprenho a favor da unidade da Igreja foram algumas das atividades desempenhadas por dom Lorenzo, citadas por dom Sérgio.
Mas, entre essas iniciativas realizadas pelo bispo, de acordo com o Presidente da CNBB, a que mais teve destaque foi a conclusão do acordo do governo brasileiro e a Santa Sé, promulgada pelo presidente Luiz Inácio da Silva, em 11 de fevereiro de 2010.
O acordo estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. “O seu papel foi decisivo, histórico, de modo a se tornar, para nós, o legado que vai garantir, segundo suas próprias palavras, por ocasião da promulgação do tratado, a estabilidade tanto da continuidade de relações harmoniosa entre Brasília e a Santa Sé, quanto no esclarecimento de uma clara e adequada regulamentação da presença de contribuição da Igreja para o progresso, harmonia e o bem comum da sociedade brasileira”, esclareceu o cardeal Damasceno.
Ao final da celebração, antes da benção final, dom Lorenzo voltou a declarar o seu amor à nação brasileira, garantiu que voltará a este país sempre que puder e se dispôs a ajudar sempre que preciso, mesmo de longe.
Dom Lorenzo deve viajar para Roma nos próximos dias para assumir o Dicastério Romano. Mas antes, ele visitará as diversas arquidioceses do Brasil para se despedir pessoalmente dos membros da Igreja no país.
Vale ressaltar que o Vaticano ainda não anunciou o sucessor de Dom Baldisseri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário